sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Que triste...


Que triste….
É tão triste o interior do nosso país…O dia 24 de Janeiro de 2008 fica marcado pela divulgação de uma conversa telefónica entre pessoa mais ou menos aflita…- INEM - Bombeiros de Favaios - Bombeiros de Alijó - VMER… Só vendo…aliás ouvindo... que tristeza… é desesperante de facto…Como é possível? Viram a notícia?
Que falta de organização, qualificação, competência, sensibilidade, falta de tudo…condições…
A saúde vai mal, muito mal, sorte daqueles que não precisam deles…Ministério…
Vamos lá tentar contar a história… (mas vejam a notícia! É arrepiante!)
O irmão do falecido, mal se percebia o que falava e fazia-o de forma tão fria que assustava…
A sra. Do INEM…com tantas perguntas demorou n de tempo para se resolver a convocar os bombeiros…
Ligando para os bombeiros (Favaios), apanha um senhor completamente desorientado e sem saber o que fazer da vida… “O que é que eu faço agora?”, perguntava ele… O que poderia ele fazer? É de Favaios… bom vinho… vai um favaito? Enfim… ele não tem formação? É do senso comum, ou não será? Eu sou bombeiro, recebo uma chamada do INEM a informar-me da situação, a indicar-me a morada, and so on… O que é que eu faço então? Hum… já sei…vou dormir!!!Beber um favaito? FDX! Pegue na p**** da ambulância e vá pró local onde decorreu o trágico acidente!!!! Está sozinho??? E depois?? Não vai lá ter a médica??? É isto que é ser bombeiro?? Ó homem não desgrace essa nobre profissão…
Tem piada até, mas é triste, muito triste… E se a pessoa ainda estivesse viva? Não seria por muito tempo com certeza…
Ouvir as indicações para o local… ui que nervos… “isso…como hei-de explicar…vire na rotunda à esquerda e segue pelo intermarché… Que m****
Como podemos nós vivermos no interior com estas condições? Como poderemos nós sentirmo-nos com vontade de sofrer as consequências dessa nossa ingenuidade… “O ar puro e tal, e tal, o sossego… eeee???
Como este bombeiro estava sozinho… a sra. Do inem ligou para a outra corporação de bombeiros mais próxima, Alijó… Guess what?? O bombeiro que atendeu estava também sozinho… mas lá disse que ia chamar um colega para ir com ele… ao menos teve mais espírito de iniciativa…
Isto parece de doidos!! Doidos mesmo!!!
Não posso aqui deixar de dizer o que isto faz-me lembrar uma determinada noite muito triste da minha vida… A noite em que eu acordei sobressaltado com o meu pai aflito sem conseguir respirar… Digo-lhe eu… “Tem calma…” (enfim…enfim…) Ligou-se para os bombeiros… mas nós não esperamos, a minha mãe seguiu com o meu pai para o centro de saúde, pelo caminho encontraram a ambulância… Chegando ao Centro, e aí já nem eu sei o que se passou mas, e mais uma vez quando não há condições é uma merda (desculpem dizê-lo com todas as letras, mas é revoltante!), o meu pai foi transportado para o Porto… Numas condições fabulosas… Uma ambulância a cair aos pedaços… poupem-me, que falta de consideração… Uma pessoa como ele merecia mais… E ele que até tinha sido padrinho de uma das ambulâncias novas dos bombeiros de Cinfães… Mas como ele não era nenhum sr. Doutor e apenas era uma pessoa boa, Presidente da Junta, lá está não por ser nenhum sr. Doutor, mas por se preocupar com as pessoas e vivenciar os seus problemas… “O rei dos pobres…” que bela expressão… não diria o rei, mas … não sei o que dizer… isto deixa-me… sem saber o que escrever…
Conclusão…como seria de imaginar, não conseguiu chegar ao Porto… ficou-se por Penafiel… e eu fiquei sem o meu pai… que grande mágoa que eu sinto… é muito difícil…
Sinto um grande orgulho por ser filho de quem sou, tive uns pais fabulosos, únicos… As palavras são muito pouco para explicar o que eles eram…e no fundo continuam a ser…

E é por isso que me custa muito ver estas situações… e continuo a perguntar-me como é possível?

País de terceiro mundo… é o que nós somos!!
Bem, despeço-me desejando boa sorte a todos e que nunca tenham qualquer tipo de emergência… pois nessa altura…contem convosco…

2 comentários:

Telmo Cardoso disse...

http://sic.sapo.pt/online/scripts/2007/videopopup.aspx?videoId={4353DC2F-0D43-413A-8693-7D0893152EF0}

Vejam...enfim...

Anónimo disse...

efro yujnc porn hub gzrqcw p zs j xox